Consumo consciente

Ontem, passeando pela minha timeline no facebook, vi um post de uma moça (num grupo sobre cabelos) falando de consumo consciente que me fez pensar demais sobre esse assunto.

e95b3a522893ee5a530f377cd1081440

No post, essa moça falava que com essa onda de transição capilar, as marcas de cosméticos, lançaram produtos para esse segmento, além de produtos para todos os tipos de cachos e ondulados. Com todos esses lançamentos, blogueiras e vloggers, cada dia falando de novos produtos que fazem milagres, ela se tornou muito consumista, pois sempre queria comprar a novidade do momento para testar, porém com esse acúmulo de produtos, uns que deu certo com o seu tipo de cabelo e outros que não, ela acabou ficando com um arsenal de produtos sem uso.

2a4e22f33b678f4fb3d4b46c6dbd966f

Li o post, concordando com cada palavra escrita, comecei a ver que influenciada pelo mundo blogueiro, já fui muito consumista, tive diversas fases, a dos batons, dos esmaltes, das roupas, dos produtos para cabelo e de produtos de papelaria. Dessas fases, a única que tava durando até então, era dos produtos capilares, há uns tempos atrás tentei fazer o tal do low poo e comprei um monte de coisa nova (o que tava usando antes, ficou encostado), daí resolvi que não tinha saco pra ficar lendo composição, e comprei mais produtos novos, no fim acabei com diversos cremes de tratamento com a mesma função.

Mesmo antes de ler o post dessa moça, eu já tinha prometido que não iria comprar mais nenhum produto, até todos que tenho aqui em casa, e aos trancos e barrancos, estou conseguindo me manter na linha, mas é difícil conter o vício.

2f85537f12490038b684583a147e8db9

Como uma das metas para esse ano é gastar menos, mudei meu foco na hora da compra. Ao invés de comprar mil roupas/cremes/esmaltes/etc. por causa do preço baixo, vou procurar produtos com mais qualidades e comprar menos, pois não preciso de 30 blusinhas do mesmo modelo ou de 5 esmaltes com a cor parecida, preciso apenas de um. Além dessa mudança de pensamento na hora da compra, comecei me desapegando de peças/produtos que não uso mais, ou que ta guardado porque um dia eu posso precisar.

E posso dizer, que todo esse processo de desapego, tem me feito um bem danado, pro bolso e pra alma, aconselho todo mundo a aderir.

Bjos.

Deixe um comentário

